Logotipo do Raízes

Logotipo do Raízes

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Academia de Futsal Raízes vs «Os Putos do Bairro»



No passado mês de Julho, a Academia de Futsal Raízes realizou um jogo apresentação no campo do Bairro 1º de Maio, com uma equipa de jovens do bairro em Monte Abraão.

Numa perspectiva de avaliar o trabalho que tem sido feito na Academia, tanto no que se refere aos treinos como o espírito de grupo, os jogadores foram desafiados a procurar uma equipa de futsal que pudessem enfrentar, na medida em que, apesar dos dois treinos semanais, não disputamos qualquer campeonato e os jogos são raros. Desde logo os jogadores mostraram grande interesse!

Incentivados pela ideia de poderem mostrar o que aprenderam e de mostrar que são uma equipa de verdade, rapidamente começaram a responder ao desafio proposto procurando e contactando várias equipas. No entanto, por ser período de férias, os Clubes e Associações encontram-se fechados e, desta forma, a hipótese de jogar com uma equipa oficial ficou posta de parte. Por enquanto!!!

Contudo, os jovens do Projecto Raízes nunca desistem e mobilizaram o Bairro com todos os seus conhecimentos, motivando os seus amigos a criarem uma equipa que pudesse jogar contra eles. E assim foi: «Os Putos do Bairro» foi a equipa encontrada para responder ao desafio, um grupo de rapazes do Bairro 1º de Maio [Monte Abraão] que se organizou para jogar com a Academia de Futsal Raízes. O jogo foi um sucesso! J

Muita gente do bairro saiu de suas casas para assistir ao jogo, grande plateia, espectáculo no campo, muitos golos! Criou-se o ambiente próprio de um jogo a sério e um entusiasmo que se prolongou mesmo após o fim do jogo, com alguns dos rapazes a quererem aderir ao Raízes, e com o pessoal do bairro a elogiar bastante o trabalho feito no Projecto e na Academia.

Outros jogos com «Os Putos do Bairro» ficaram prometidos! O desafio foi superado com sucesso e eu fiquei super orgulhoso e satisfeito com os resultados e atitude dos nossos rapazes. J

Marco Guerra

[Dinamizador Comunitário]

Participação Comunitária – Limpar o “nosso” campo





No passado dia 15 de Julho o Projecto Raízes procedeu a uma acção de participação comunitária. As nossas crianças e jovens responderam sim ao apelo feito pelo dinamizador comunitário, para que se unissem e limpassem o parque do Bairro 1º de Maio.

A tarefa mais árdua seria limpar o campo de futebol. Para além da sujidade acumulada nos cantos da superfície, que por vezes provoca várias quedas, existiam nas laterais do campo uma série de vidros partidos e objectos cortantes que punham em causa a segurança de quem utiliza o campo.

Este é o nosso local habitual de treino e nós queremos minimizar riscos juntos dos nossos destinatários e beneficiários. Assim, no seguimento de uma reunião de equipa, apelou-se para que quem pudesse trouxesse sacos e/ou vassouras, assim como vontade de ajudar nas limpezas.

A resposta foi mais que positiva! Surpreendeu a quantidade de jovens que se juntou voluntariamente para a acção, trabalhando para a comunidade e promovendo conscientemente a sua segurança. Cada um trouxe o que pôde para ajudar e todos trouxeram imensa vontade. A tarefa foi cumprida rapidamente, o campo ficou em muito melhor estado e neste momento é mais seguro utilizá-lo. J

Esta actividade serviu ainda para consciencializar as crianças e jovens para a importância de preservar os locais que frequentam. A quantidade de lixo surpreendeu tanto que todos os participantes na actividade desenvolveram uma maior consciência ambiental, prometendo fazer a sua parte para cuidar mais do ambiente que os rodeia.

Porque a limpar também se aprende, e com actividades assim se pretende consciencializar e transmitir valores morais. E já agora, até que foi muito divertido!

Marco Guerra

[Dinamizador Comunitário]

O campeão do Raízes




Terminou com um enorme sucesso a iniciativa do “Campeão da Semana” no Projecto Raízes.

Este torneio de ténis de mesa semanal, que envolvia todos os jovens voluntários integrados no projecto, promovia um campeão por semana, durante 3 meses. No fim deste período seria premiado o “Campeão do Projecto”, através de uma contagem de quem mais vezes foi campeão semanal.

A iniciativa terminou antes do início das semanas de praia, sendo premiado o jovem Joshua Pacheco (14 anos), que arrasou a concorrência com 6 semanas consecutivas de vitórias.

O troféu de campeão foi desenhado e criado pela mãe do dinamizador comunitário, Maria Virgínia Guerra, pasteleira e cake designer.

Parabéns ao campeão!

Marco Guerra

[Dinamizador Comunitário]

sábado, 6 de agosto de 2011

Raizes na Praia










Mais um dia de sol neste pseudo-Verão, ora aqui está uma óptima razão para todos irem a praia!
Tudo começa numa chamada e atribuição dos pares… Em seguida uma enorme quantidade de protector solar e revisão de algumas regras. Tudo pronto? Vamos embora para o autocarro.
A viagem é tranquila, com o Sr. Domingos ao volante e as conversas vão aumentado o volume com a nossa chegada a praia. Ao chegar o cenário é sempre o mesmo: muita areia, muita água, muito vento… Mas fazem uma roda e já está! Toalha estendida! E vamos começar, buracos na areia, balizas prontas e máquina a disparar fotos para as meninas e os meninos mais tarde recordarem caminho da água fria vamos todos!!!
Todos mais calmos aproveitam para um pequeno lanche e mais fotos! Volta-se tudo para o sol, aqueles que acham pouco produtivo ficar a olhar para o céu, continuam a escavar a areia na esperança de encontrar algo…
Já começa o tempo a acabar, mais uma banhoca e uma secagem rápida, vamos para a fila porque o Sr. Domingos já está a nossa espera. São quase 19 horas e chegámos outra vez ao projecto… O que é bom acaba cedo… E este dia passou a correr… Mas amanhã há mais

Filipe de Lemos Miranda
Monitor CID@NET