Logotipo do Raízes

Logotipo do Raízes

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Formação Virtual em Empregabilidade



As tecnologias colocadas nos mercados são cada vez mais avançadas, e quem ficar para trás vai perder grande quantidade de conhecimentos e experiências, que podem encher uma vida inteira. Desta forma, no passado dia 12 de Outubro, os destinatários e beneficiários do Projecto Raízes participaram numa acção de "Formação Virtual em Empregabilidade", com o objectivo de promover aprendizagens de aproximação à emergente nova geração digital.
A ferramenta uitilizada para esse feito foi o Skype, que, a partir da interacção de vídeo e áudio, as crianças e jovens a percepção de posturas, e formas de reagir/responder durante um processo de entrevista. Para alguns foi o primeiro contacto com este software!
Todos gostaram da experiência, apesar das dificuldades técnicas sentidas no início da actividade, que tiveram de ser contornadas com criatividade.
Terminámos a actividade com a interiozação da mensagem de que estas crianças e jovens fazem parte de uma geração que nasce com o digital mas que o recurso ao analógico por vejzes tem mais magia e poder! As dificuldades técnicas sentidas no início da actividade foram uma demonstração de que, por vezes, as máquinas também falham! temos cada vez mais de estar a para do mundo digital, mas nunca esquecendo que o analógico constitui maior desenvolvimento para cada indivíduo: serão as nossas raízes mais importantes que o nosso fruto?
Vejam em:

sábado, 1 de outubro de 2011

Dia do Voluntariado Escolhas




No âmbito do Dia do Voluntariado Escolhas, o Projecto Raízes associou-se à iniciativa com o objectivo de fazer a remoção de um tag na parede de uma das ruas do bairro 1º de Maio.
Conseguir realizar esta tarefa em particular revelou-se mais complicada do que o esperado, pois, apesar de alguns aspectos menos positivos que podemos ver dentro do Bairro, a cidadania a este nível (grafittis, tag's) é surpreendente! Desta forma, foi bastante difícil encontrar um local com uma parede que se pudesse limpar, e em que esse mesmo trabalho um de limpeza se mostrasse enriquecedor para os miúdos envolvidos.
O local encontrado foi uma parede,junto a uma estrada com bastante movimento, quer de automóveis, quer de peões. O tag era muito visível e tornava a vista desagradável, provocando mal-estar ao mais comun observador.
Quanto à tarefa de remoção propriamente dita, revelou-se muito complicada e ''inadequada'' para crianças, na medida em que para limpar um tag são necessários químicos que o Projecto não quis utilizar, para não prejudicar a saúde dos participanjtes. Estes factores transformaram a limpeza num verdadeiro desafio. E...Tarefa superada!
A tarde terminou com uma sessão de reflexão sobre a tarefa realizada, e sobre a importância do voluntariado em geral, explicitando o papel dos voluntários na realização de tarefas para o bem das pessoas e da comunidade. aqui mereceram destaque os jovens voluntários que, tanto quanto as condições permitiram, realizaram um trabalho de valor acrescido: Érica Martins, André Costa, Rúben Cerejo.