Logotipo do Raízes

Logotipo do Raízes

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Almoço de comemoração do Dia de África


No âmbito da comemoração do Dia de África, o Raízes assinalou a data no passado dia 26 de Maio, com um Almoço de Celebração, no qual viveu-se uma tarde de convívio e partilha.
O objetivo central foi promover a interculturalidade e a cidadania, reunindo crianças, jovens, familiares e parceiros do projeto num pequeno convívio de trajes e sabores culturais.
O início da celebração contou com a apresentação de uma pequena peça de teatro, trabalhada e desenvolvida propositadamente para este dia especial. A encenação foi da responsabilidade da voluntária Ana Sofia, com a participação das crianças e jovens do projeto.
De seguida, todos os presentes, que foram muitos, desde crianças, pais, avós, parceiros, encheram o espaço com alegria, sorrisos, partilha, música, dança, uma verdadeira festa.
Não nos podemos esquecer de enaltecer o contributo da Junta de Freguesia de Monte Abraão, assim como da Churrasqueira do Jamor, que reforçaram os géneros alimentares e enriqueceram a mesa de sabores da iniciativa, assim como de todos os encarregados de educação que permitiram tornar a mesa “farta” e saborosa.
Foi um início de fim-de-semana fantástico!!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Intercâmbio Jovem


No dia 19 de Maio, as crianças e jovens do Raízes receberam alguns estudantes e professores do Seminário Teológico Baptista de Monte Abraão, que se predispuseram a colaborar na melhoria do nosso espaço, nomeadamente na pintura de algumas partes do chão.
Esta iniciativa contou com a colaboração da nossa entidade promotora, Junta de Freguesia de Monte Abraão, que nos ofereceu as tintas para que fosse viável transformar a nossa “casa” ainda mais agradável.
Foi uma manhã com mangas arregaçadas, mas também cheia de diversão pelo meio, mesmo porque, as visitas eram pessoas extraordinariamente simpáticas e disponíveis para partilha, e alguma brincadeira.
Vamo-nos encontrar brevemente, assim o esperamos!

Semana da Cidadania e da Diversidade Cultural


No passado dia 18 de Maio, o Raízes comemorou o Dia Internacional da Diversidade Cultural, apesar da Declaração Universal da Diversidade Cultural o considerar no dia 21 de Maio, através da atividade proposta pelo Programa Escolhas.
O Raízes desenvolveu a atividade com as crianças dos 10 aos 14 anos, na qual através da leitura de um pequeno texto sobre uma experiência de voluntariado, aqui tivemos a possibilidade de escutar atentamente a vivência do monitor CID@NET do projeto, que em 2010, teve a oportunidade de participar, durante três semanas, no International People’s Project, em Almeria (Espanha) em parceria com a Cruz Roja, procurando desta forma fomentar competências de interculturalidade no grupo de trabalho.
Mais uma vez, os nossos jovens, de uma forma partilhada puderam desenvolver a sua comunicação, e em especial adquirir aprendizagens enquanto cidadãos do mundo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Celebração do Dia de África


O Projeto Raízes tem o prazer de o(a) convidar a participar no Almoço de celebração do Dia de África!
Contamos viver uma tarde de convívio e partilha dos sabores culturais.
Para além da sua indispensável presença, solicitamos que nos presenteie com uma iguaria do seu país de origem (aperitivo, prato ou sobremesa), à sua escolha, para que possamos saborear as delícias alimentares.
O evento terá lugar nas instalações do Projeto Raízes (Bairro 1 de Maio), no dia 26 de Maio de 2012 (Sábado), a partir das 12.00h.
A equipa do Projeto Raízes, bem como as crianças e jovens, está certa de que será uma agradável forma de iniciar o fim-de-semana.
Esperamos por si J

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A criança com dificuldades educativas especiais


No passado dia 15 de Maio, o Raízes em conjunto com a sua entidade promotora, Junta de Freguesia de Monte Abraão promoveu uma sessão de formação parental, subordinada ao tema “A criança com dificuldades educativas especiais (dislexia, hiperatividade e défice de atenção, síndrome de asperger)”
A sessão foi ministrada pela Dra. Paula Silva, Neuropsicóloga do Hospital Fernando de Fonseca, a quem agradecemos a sua presença, motivação e profissionalismo evidenciado no decorrer de toda a formação.
Tivemos a oportunidade de contar com um número representativo dos encarregados de educação das nossas crianças e jovens, a quem felicitamos a sua comparência, bem como a sua envolvência na ação.
Esta formação pretendeu esclarecer e dar a conhecer aos educadores algumas das dificuldades educativas especiais, de forma a desmistificar determinadas atitudes e comportamentos, tais como “não existem crianças preguiçosas”; “as crianças precisam de regras”; “é importante negociar com as crianças em vez de as estar sempre a castigar”.   
Foi notória a participação das mães e pais na sessão, foram debatidas várias dúvidas, ideias e até mesmo, alguns conselhos. É certo que depois de tão explicativa sessão, os educadores estarão mais atentos e detentores de mais conhecimento em como agir perante as suas próprias dificuldades.
Irão decorrer mais sessões de formação parental, fiquem alerta às notícias do Raízes.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Campanha “Guerra dos Polegares”


O Do Something lançou no dia 10 de Abril a campanha pela prevenção rodoviária “Guerra aos polegares”.
O Raízes associou-se a esta iniciativa e promoveu ações com o intuito de contribuir para a sensibilização de uma condução segura, desafiando as pessoas, especialmente a quem escreve SMS durante a condução, a associar-se à “Guerra dos Polegares”.
Desta forma, solicitámos aos parceiros do projeto (Junta de Freguesia de Monte Abraão, Associação Margens, Agrupamento de Escolas Ruy Belo, Comissão de Crianças e Jovens – Sintra Oriental, Juventude Operária de Monte Abraão, Instituto Português da Juventude, Câmara Municipal de Sintra, Casa da Guiné, Junior Achievement) a divulgação da campanha através da fixação de cartazes nas respetivas instituições; distribuímos folhetos aos taxistas de Monte Abraão, alertando para o não envio de SMS durante a condução, e desenvolvemos uma ação se sensibilização aos encarregados de educação das crianças e jovens do projeto, tendo sido a mesma preparada e dinamizada pelas próprias crianças do Raízes.
Foi muito gratificante termos participado e contribuído nesta campanha tão pertinente e atual do nosso dia-a-dia.