Logotipo do Raízes

Logotipo do Raízes

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Verão com Praia (Parte II)

A praia acabou no passado dia 17 de Agosto, mas temos algo a dizer a quem nos acompanhou e a quem possibilitou a realização desta atividade, nomeadamente a Junta de Freguesia de Monte Abraão:

“Eu gostei muito de ir à praia e também gostei de ir à água. Agradeço à Junta de Freguesia de Monte Abraão e ao Projeto Raízes por estes dias de praia.” (Miguel Sousa, 8 anos)

“Eu gostei muito da praia! Também houve coisas más, como o mar muito violento.
Gostava de agradecer à Junta de Freguesia de Monte Abraão e aos monitores do Projeto Raízes, por estes dias de praia muito bons. Obrigada!”
(Daniela Sousa, 11 anos)  

“A 1ª semana de praia foi divertida, mas os dias estavam muito quentes. A 2ª semana foi muito fixe e a 3ª semana foi uma diversão, principalmente no último dia. Eu tenho que agradecer à Junta de Freguesia de Monte Abraão, por nos ter emprestado o autocarro e dado dinheiro para os gelados que recebemos no último dia, e agradecer ao Projeto Raízes, por nos ter aturado as 3 semanas. Gostei imenso de ir à praia com o Raízes!” (Ariana Costa, 10 anos)

“Eu acho que a praia correu bem, mas no autocarro a Ana dizia para nós não mexermos nas coisas e alguns meninos não se portavam muito bem. Às vezes também tinham que ralhar connosco porque nós falávamos muito alto e quando nós saíamos da água íamos a correr para as toalhas e alguns meninos atiravam areia para cima das pessoas. Tudo o resto correu bem, e quero agradecer ao Projeto Raízes por me ter levado à praia nestas três semanas, ao senhor Domingos e á Junta de Freguesia, por nos ter emprestado o autocarro.” (Sara Gomes, 9 anos)

“A praia foi muito gira e eu brinquei muito. Nos últimos dias não fomos à água, porque estava bandeira amarela. Agradeço à Junta de Freguesia.” (Tiago Sousa, 7 anos)

“Eu gostei de ir à praia, porque levei muito comer, diverti-me e soube muito bem. Gostei de tudo menos dos dias em que não fomos à água, porque estava bandeira amarela. O que gostei mais foi da última semana porque comemos gelado à borla.” (Iara Patrícia, 14 anos)

“Eu gostei da praia porque estivemos a fazer vários banhos e tivemos muito tempo para jogar à bola. O que não gostei foi de não poder ir todas as semanas. Agradeço a todos os monitores e ao Sr. Domingos por nos terem levado à praia.” (Alexandre Mourakaev, 15 anos)


“Eu gostei muito da praia! Eu tenho de respeitar o Bruno, a Hélia e a Ana. Durante as férias brincámos e divertirmo-nos na praia. Com Amigos do Raízes jogámos à bola e praticámos outras atividades desportivas.” (Igor Balde, 8 anos) 


“Em primeiro lugar tenho de agradecer à Junta de Freguesia de Monte Abraão, pelo contributo que deu ao Projeto Raízes, em seguida também queria agradecer aos monitores do Raízes pelo esforço que fizeram connosco todos os dias na praia. Eu achei a praia fixe, divertida, mas também houve desvantagens, e uma delas foi a bandeira amarela, que fez com que não pudéssemos ir à água alguns dias. No próximo ano gostava de voltar a ir à praia com o Raízes!” (Jéssica Alves, 13 anos)


“Eu gostei da praia porque portei-me bem e fizemos muitos jogos de futebol. Ás vezes portávamo-nos mal e então ficávamos na fila mais tempo. Foi muito fixe esta oportunidade. Obrigado!” (Desejado Silva, 12 anos)

“Eu gostei de ir para a praia. Obrigada Junta de Freguesia de Monte Abraão por ter-nos levado à praia.” (Lara Jesus, 8 anos)


“Olá, eu sou a Érica Martins e pertenço ao melhor Projeto do mundo, o Projeto Raízes! Eu queria agradecer aos nossos monitores que nos acompanharam nesta atividade, mas em especial à Junta da Freguesia de Monte Abraão, por nos ter emprestado o autocarro e por no último dia terem dado dinheiro à nossa coordenadora, Ana Andrade, para nos comprar um gelado. O que eu gostei mais foi de conviver com os meus colegas e de ter ido à água quando a bandeira estava verde. O que menos gostei foi de não termos ido à água alguns dias porque estava bandeira amarela, mas assim podíamos brincar mais na areia com os colegas, ouvir música e jogar jogos entre nós. Obrigada por esta experiência espetacular!” (Érica Martins, 11 anos)

“Eu gostei da praia! Mas eu não gostei da bandeira amarela, e gostei de ir no autocarro da Junta de Freguesia.” (Elvis Silveira, 12 anos)

“Eu gosto da praia e de ir à água. Gostei muito de ir mergulhar no mar e de brincar na areia. Obrigado Junta de Freguesia de Monte Abraão e Projecto Raízes.” (Pedro Alves, 7 anos)

“Eu gostei da praia, de ir à água e de brincar na praia. Tenho de respeitar os mais velhos.
Eu gostei muito do verão. Obrigada Junta de Freguesia de Monte Abraão e Projeto Raízes.” (Fátima Severina Balde, 6 anos)

“Eu gostei muito da praia e gostei muito da colaboração e da ajuda do Projeto Raízes. Não gostei de alguns comportamentos meus e também não gostei de alguns dos comportamentos dos meus colegas. Mas agradeço a oportunidade.” (Sandro Fernandes, 10 anos)    

“Eu gostei muito da praia porque foi fixe, porque brincámos e porque no último dia de praia comemos gelado.” (Vladimir Mourakaev, 9 anos)

“Gosto da água e principalmente da areia. Gostei da praia.” (Carolina Quadé, 7 anos)

“Os dias de praia foram muitos fixes, porque fomos à água e brincámos muito na areia. Eu só fui à praia na primeira semana e na terceira semana, mas com isso percebi que portar-me bem é o melhor remédio. Eu gostei de tudo, mas mais de comer gelado, e de brincar.
Eu agradeço à Junta de Freguesia, que nos emprestou um autocarro para irmos para a praia. Obrigada.” (Bruna Ribeiro, 13 anos)

“Eu gostei de brincar na areia!” (André Costa, 14 anos)

“Eu gostei das duas semanas de praia e principalmente do último dia de praia. Obrigado Ana, Hélia e Bruno por nos terem levado e deixado ir à praia.” (Cláudio Costa, 9 anos)

“Eu gostei da praia porque divertimo-nos muito na água e na areia, exceto quando a Ana ralhava connosco por portarmo-nos mal.” (João Balde, 15 anos)

“Eu gostei muito da praia. Obrigado por nos terem levado.” (Leonel Numby, 9 anos)


“Eu gostei muito da praia. Obrigada a vocês todos.” (Fátima Djau, 7 anos)

“Nos dias que fomos à praia foi mesmo fixe e divertido. Obrigado aos monitores por olharem por nós e responsabilizarem-se por nós. Muito obrigado Ana, Bruno, Hélia e Filipe.” (Rúben Cerejo, 16 anos)

“Eu acho que correu tudo bem durante estas semanas de praia. Quero agradecer a todos por tornarem isto possível” (Nedilson Silva, 9 anos)

“ O que correu bem durante estes dias foi todos nós portarmo-nos bem e quando estava bandeira verde e fomos mergulhar no mar. O que correu mal foi algumas vezes não nos termos portado muito bem e quando o mar estava mau e não fomos à água.
Eu agradeço à Junta de Freguesia, à Ana, à Hélia, ao Bruno e ao Aliú.” (Fernando Carvalho, 12 anos)

“ Eu gostei de ir à praia porque foi muito fixe, mas não fui todos os dias porque portei-me mal.” (Awa Manafá, 7 anos)

“Gostei muitas destas semanas de praia, foram umas das melhores semanas. Agradeço à Ana, à Hélia e ao Bruno.” (Luís Baldé, 12 anos)

“Adorei as idas à praia, mesmo com as bandeiras amarelas que não nos deixaram ir à água. Agradeço por nos terem emprestado o autocarro. Nunca me diverti tanto na vida.” (Fátima Belguiça Baldé, 8 anos).

“Queria agradecer por terem-me deixado acompanhar as crianças nas idas à praia. Por ter tido esta oportunidade, agora tenho mais a certeza que quero trabalhar com crianças.
As idas à praia ajudaram-me em relação ao que estou a fazer e ao que quero fazer no futuro.
Obrigado por tudo, obrigado pela confiança que depositaram em mim. Obrigado do fundo do meu coração.” (Aliú Candé, 17 anos)

sábado, 11 de agosto de 2012

“Dicas” na praia


No passado dia 10 de Agosto, as crianças e jovens do Raízes desenvolveram mais uma atividade, Participação Comunitária, denominada por “Dicas na Praia”.
A atividade consistiu na distribuição de folhetos informativos, construídos pelos próprios, após uma reflexão conjunta, sobre os cuidados que se devem ter na praia.
Após o primeiro banho da tarde e o pequeno lanche, foi hora de passear pela praia de Carcavelos, abordando os banhistas, alertando para a necessidade de se seguir determinadas recomendações, tais como: respeitar a bandeira e respetivas orientações do nadador salvador; colocar, sempre, protetor e ter boné na cabeça; beber água, entre outras.
As pessoas a quem entregámos os folhetos mostraram-se recetivas e atentas às nossas “dicas”!
Praia sim, mas com cuidado!!!